terça-feira, 26 de julho de 2011

Exercícios III Grand Plié



Ordenação dos Exercícios na Barra: 3- Grand Plié
No Grand Plié, o objetivo do movimento é a flexão total das pernas, em uma ou outra das 5 posições dos pés, sem resistência, tensão ao cansaço da musculatura, mas conservando o tônus muscular. Joelhos para fora flexionam perpendicularmente sobre o 2º e o 3º dedo do pé correspondente, até o máximo da elasticidade e extensão do tendão de Aquiles e da musculatura das pernas: O movimento passa por Demi-Plié (sustentando os calcanhares sobre o chão até o máximo da capacidade de extensão do Demi-Plié e também nãp parando na posição), continuando simultaneamente o movimento de Grand Plié, até que as coxas estejam em posição horizontal. 
Nas posições fechadas (1ª, 3ª e 5ª) e também na 4ª posição, para se poder aprofundar o Grand Plié até a capacidade total (conseguindo assim a posição horizontal das coxas) da extensão muscular, deixa-se os calcanhares saírem levemente do chão (sem alterar a rotação de em dehors e aumentando a extensão muscular e do tendão de Aquiles).
Em 2ª posição, os calcanhares permanecem no chão e o Grand Plié aprofunda-se até o limite da elasticidade muscular das pernas e do tendão de Aquiles, sustentando a rotação de em dehors (do topo das pernas ao calcanhar), joelhos para fora, quadril para baixo e glúteos fechados.
Ao iniciar-se movimento, o bailarino está completamente alongado. A coluna está totalmente ereta e bem estendida. Os joelhos começam a flexionar, não existindo tensão muscular nas pernas, o movimento é lento e cuidadoso. A velocidade é a mesma, não se alterando, tanto na ida como na volta, não parando em baixo, para não interromper a continuidade do movimento.
Ao voltar o movimento, nas posições fechadas (1ª, 3ª e 5ª) e na 4ª posição, os calcanhares são rolados sobre o chão, simultaneamente, passando por Demi-Plié.
As costas permanecem completamente eretas e alongadas, quadril para baixo; ao iniciar a volta o bailarino não pode se esquecer de continuar o trabalho de sustentação do em dehors, fortalecendo a rotação através do lento trabalho desenvolvido.
Também, ao mesmo tempo do movimento de Grand Plié, não devemos esquecer da coordenação de todo corpo. Braços, mãos, cabeça, olhar, desenvolvem um trabalho definido. Braços, da segunda posição, descem para bras bas, sobem por 1ª e voltam a abrir em 2ª. O movimento é contínuo, simultâneo ao movimento do Grand Plié; o braço em movimento, acompanha a simetria do corpo, não cruzando na frente do corpo (ao passar por 1ª), mantendo-se exatamente na sua metade. A cabeça acompanha o movimento da mão, mantendo o olhar na palma da mão.
Observações: Todas as considerações feitas para o movimento de Demi-Plié. Acrescentando ainda, as observações feitas sobre o desenvolvimento do Grand Plié nas posições fechadas (1ª, 3ª e 5ª) na 4ª posição e em 2ª posição.
Função do Grand Plié
O objetivo do movimento de Grand Plié é a complexa extensão do tendão de Aquiles e musculatura das pernas. Embasamento das pernas e fortalecimento da rotação de em dehors.

0 comentários:

Postar um comentário